Na Ortodoxia o “Grande Sábado Santo” é assim chamado, não só porque neste dia Cristo estava fisicamente na tumba, mas, também, porque em Espírito desceu ao Inferno para de lá resgatar e levar para o Paraíso os que no Hades se achavam cativos.
As matinas do Grande Sábado Santo (a qual geralmente acontece na sexta-feira à noite para que uma maior número de pessoas possa participar) assume a forma de um serviço funerário para Cristo. O ofício inteiro acontece em volta do Epitáfio (esloveno: Plashchanitza), um ícone na forma de um pano bordado com a imagem de Cristo sendo preparado para enterro. A primeira parte do serviço consiste na leitura do Salmo 118(119) - o salmo mais longo na Bíblia – entremeado pelo canto de hinos (enkomia). O tema predominante do serviço não é tanto um clima de luto, mas de expectativa alerta:
“Hoje Tu santificaste o sétimo dia
que outrora abençoaras ao cessares toda a obra;
Tu reanimas todas as coisas, ó meu Salvador,
e as renovas observando o sábado
e reconquistando tudo para ele.”
que outrora abençoaras ao cessares toda a obra;
Tu reanimas todas as coisas, ó meu Salvador,
e as renovas observando o sábado
e reconquistando tudo para ele.”
Na parte conclusiva do ofício, entoam-se os Louvores da Grande Doxologia, o Epitáfio é levado em procissão realizada em torno do lado de fora do templo, enquanto todos cantam o Trisagion, exatamente como se faz no fim de um ofício funerário Ortodoxo.
Veja os ofícios do Grande Sábado Santo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário