Páginas

sábado, 3 de março de 2012

QUE DEVO FAZER DURANTE A GRANDE QUARESMA?


Extrema Humilhação

Muitos de nós têm a consciência de que a oração, o jejum e as obras de misericórdia para com o próximo são as três virtudes cristãs básicas que, particularmente durante a Grande Quaresma, oferecemos a Deus; mas também reconhecemos que em razão de estarmos envolvidos no mundo, não as conseguimos praticar com a mesma diligência de uma disciplina monástica. Por isto os grandes mestres espirituais nos animam a que neste tempo façamos o máximo esforço, mas, também, que nos deixemos guiar pelo nosso Pai espiritual para que não nos sintamos frustrados ou erremos por não termos buscado orientação.


FAZER O QUE SE PODE
"Ante a Tua cruz adoramos e nos prostramos, ó Senhor"
Quando buscamos um conselho prático sobre o que deve ser feito na Quaresma, a melhor orientação é: “Fazer o que se pode ser feito”. Isto de maneira alguma significa fazer o mínimo, nem o que é mais radical. Simplesmente devemos ser honestos para conosco mesmo e para com Deus e fazer aquilo que a nossa capacidade física e espiritual é capaz de fazer para alcançar aquilo que necessitamos. Sabemos que a Oração, o Jejum e a Caridade para com o próximo constituem o essencial. Portanto, os exercícios espirituais são ferramentas eficazes para que melhoremos as coisas que são básicas. Contudo, se a abstinência dos alimentos derivados de animais põe em risco a nossa saúde ou se nos induz a perverter o seu sentido (como por exemplo: fazer do jejum um meio para perder excesso de peso), devemos entender que tal jejum não agrada a Deus. A cada dia aumenta no mundo a consciência de que um período de abstinência de produtos animais contribui para uma maior elevação espiritual - além de melhorar o nosso caráter e a saúde física e emocional.
Dá o melhor de ti aos demais (do teu tempo, do teu caráter, dos teus conselhos, etc), sem pedir nada em troca ou esperar qualquer recompensa. Tens a consciência de que a oração, o jejum e as boas obras devem ser feitas de forma discreta? Somente assim é que podemos agradar a Deus. Por isto se alguém que não conhece esta disciplina te convidar para comer ou festejar, forçando-te inconscientemente a quebrar o jejum, não o leve a mau, mas aproveita a ocasião para lhe explicar com amor como tu vivencias a tua fé em Deus e o que muitos Ortodoxos praticam durante este período; assim, (quem sabe?) esta pessoa poderá ser atraída a praticar a Fé, estimulada por teu exemplo. Recorda, portanto, que a única finalidade e propósito da Grande Quaresma é vivenciar o profundo amor de Deus, amor este que celebramos em Sua Morte e ressurreição por nós e por aqueles que nos cercam. Criar um ambiente no qual predomine um legalismo vazio e absurdo está muito longe do que Cristo requer de nós.


CERTAS SEMANAS
Vivificante Cruz
Outra sugestão que devemos observar é a prática dos antigos Pais da Igreja, ou seja, a de escolher determinadas semanas para um jejum mais rigoroso.
Por exemplo: A primeira e a terceira semana da Grande Quaresma e a Semana Santa, podem ser mais rigorosas do que as demais. Pode-se sugerir, por exemplo, que na primeira e terceira semana se faça uma restrição total às carnes e todo produto animal; do azeite na quinta semana e, na sexta semana de todos os doces. Se conseguirmos praticar tal disciplina, não temos dúvidas de que alcançaremos resultados muito positivos e que todo o tempo investido nesta batalha humano-espiritual se converta num tempo muito inspirativo e frutífero. Talvez, seja o melhor tempo da nossa vida.


O QUE PODEMOS FAZER
Aqui propomos algumas ações que podem ajudar a viver mais claramente a Grande Quaresma:

  • Desligue televisão, rádio, reprodutores de áudio, etc, durante toda a Grande Quaresma ou por um período designado. Podes assistir noticiários ou programas educativos;
  • Procura fugir de compromissos sociais - a não ser aqueles que se mostrarem importantes para o teu próximo - e investe este tempo em cuidar dos necessitados;
  • Examine e avalie cada aspecto de tua vida familiar, trabalho, sociedade, valores, etc, e questiona-te sobre tuas ações que estão fora da vontade de Deus e dos ensinamentos de Cristo;
  • Pergunta a ti mesmo como estás em relação ao amor, a verdade, a honestidade, a pureza, ao perdão, a paz, misericórdia, fome e sede de Deus, sabedoria, conhecimento espiritual.
  • Em nome de Jesus perdoa a todos os que te ofenderam e busca o perdão daqueles que ofendestes (se for possível), e procura evitar mal-entendidos.
  • Deixa de lado os gastos supérfluos e dá a outrem parte dos teus recursos (não das tuas sobras), dádivas que sejam frutos do teu sacrifício, ajuda a Igreja, as instituições sociais, e, sobretudo, não te descuides daqueles que estão próximos a ti .
  • Jejua estritamente. Abstêm-te de carne (ou come apenas o indispensável para adaptar teu jejum ao teu trabalho), contudo, sem dar-te a luxos. Por exemplo: comer “sushi” (um prato caro) por causa do jejum. Não comente com ninguém ou discutas sobre o “tipo” de jejum. Deixa-te guiar por teu Pai Espiritual e, junto com ele, define o que te convém, e ademais, não julgues o jejum de ninguém (dos que o praticam ou não);
  • Ore todos os dias em tua casa obedecendo uma regra de oração que esteja ao teu alcance;
  • Leia as Sagradas Escrituras, brevemente, mas de forma sistemática. Podes usar o Lecionário ou se não tens como adquiri-lo, recomendamos meditar na Carta de João, Romanos 12 - 14; S. Mateus 5 - 7, e S. João 14 -17.
  • Procura ser fiel aos ensinos de nosso Senhor Jesus Cristo em cada palavra, não os adaptando às tuas comodidades ou interpretando-os conforme as tuas conveniências;
Participa dos Serviços Litúrgicos que a tua igreja oferece a cada semana da Quaresma, especialmente a Liturgia dos Dons Pressantificados, Akáthistos a Mãe de Deus e Divina Liturgia Dominical. Confessa-te e recebe a Santa Comunhão frequentemente.


PAZ E ALEGRIA
Se praticarmos estas coisas sem espírito de or- gulho, autocompaixão, sem irritação ou dor, alcançaremos uma paz genuína, em comunhão com Deus e com aqueles que nos cercam.
Durante a primeira semana da Quaresma, se reza o Gran- de Cânon de Santo André de Creta, o qual consiste nu- ma longa lista de versículos de caráter penitencial, basea- dos em temas bíblicos e, aos quais os Fiéis respondem a cada um deles dizendo: “Tem piedade de mim, ó Deus, tem piedade de mim”.
Às sextas-feiras da Quaresma se reza um ofício denomina- do Akathistos a Virgem Maria, Theotokos. É uma oração em louvor à Mãe de Deus, cuja autoria se atribui a São Romano, o Melode. Durante as quatro primeiras sextas- feiras, se reza uma quarta parte do ofício, até completá-lo. Na quinta sexta-feira se reza o ofício completo.
Geralmente o dia de sábado, inclusive fora da Grande Quaresma, é o dia que a Igreja dedica à recordação dos falecidos, pois o sábado é o dia no qual Deus abençoou a vida na Terra. Todavia, devido ao pecado, este dia agora simboliza toda a vida terrena que conduz à morte. Cristo, o Senhor, permaneceu morto durante todo o dia do sábado, “descansando de todas as Suas obras”, e “venceu a morte pela morte”. É assim, então, que na Igreja de Cristo do Novo Testamento, o sábado se faz um dia especial para recordar os falecidos e oferecer súplicas a Deus pela salvação deles.
O primeiro sábado da Grande Quaresma é dedicado à memória de São Teodoro de Tiro. Os sábados seguintes são dedicados à memória dos Fiéis Falecidos. Os hinos litúrgicos que se entoam nesses dias rogam por todos os Fiéis Falecidos. Também se reza o Responso pelos Falecidos, nomeando-os individualmente. Outras orações e litanias também são agregadas à Divina Liturgia, a qual, tal como as leituras das Sagradas Escrituras, fazem referência aos falecidos e à salvação em Cristo.



Nenhum comentário: