Páginas

sábado, 24 de julho de 2010

Sérvios recebem decisão de Haia com surpresa e decepção


Às cinco da tarde desta quinta-feira (22/7), os sinos das igrejas ortodoxas de Belgrado podiam ser escutados em toda a cidade, anunciando a declaração favorável à independência do Kosovo pela Corte Internacional de Justiça, em Haia. Mas, tirando essa manifestação de lamento, a população nas ruas da capital sérvia parecia ter outras preocupações mais importantes.

Em Belgrado, a decisão de Haia foi recebida com surpresa, mas não chegou a levar as pessoas às ruas. O clima na cidade era de normalidade e muitos não entendiam o porquê dos sinos. "Pensei que o presidente havia morrido. Não sei por que estão tocando o sino de maneira tão insistente", declarou o professor Aleksej
Kisa. "A independência do Kosovo não é um assunto de agora. Muitos políticos falam sobre o assunto há anos", disse Kisa, depois de ser informado da decisão de Haia.

"Eu não me preocupo muito com o que acontece no Kosovo, mas a decisão de hoje pegou todos os sérvios de surpresa. Tiraram um pedaço importante do nosso país e não podemos fazer nada", lamentava a estudante Marijana Jovanović em depoimento ao Opera Mundi. "O Kosovo é o coração da Sérvia. É como se arrancassem uma parte do nosso corpo", desabafou, sem esconder as lágrimas.

Os principais jornais da capital anunciaram a decisão de Haia sem enfatizar as possíveis consequências políticas internas. A aproximação da Sérvia com а União Europeia foi o foco do jornal vespertino Vecernje Novosti, que destacou o não-reconhecimento do Kosovo por países como Brasil e Espanha.

Os fiéis se reuniram para rezar pela situação do Kosovo depois do anúncio de que o tribunal decretara que a declaração unilateral de independência, feita em fevereiro de 2008, não violou as leis internacionais. Sérvios contrários à independência chegavam pouco a pouco às igrejas ortodoxas, como a de São Sava e São Marcos, depois de quase dez minutos de badaladas ininterruptas.


Religião

Já em Kosovska Mitrovica, cidade dividida entre sérvios e albaneses no norte do Kosovo, centenas de pessoas se reuniram para protestar contra a decisão de Haia.

O patriarca Irineu, chefe da Igreja Ortodoxa Sérvia, declarou que os albaneses estão "tomando o lugar sagrado dos sérvios". Ao de pedir que os sérvios permaneçam unidos a despeito do que aconteça, disse acreditar que "as palavras de Deus vão convencer as pessoas do erro que estão cometendo".

Atualmente, 69 países reconhecem a independência do Kosovo, considerado província da Sérvia até 2008. Mas países como China, Índia, Rússia, Espanha e Brasil continuam sem reconhecer a independência do país. Diplomatas no Brasil e na Rússia afirmam que "o Brasil tradicionalmente não reconhece independências
unilaterais", mas a decisão de Haia "fará com que o país pense mais nas relações com países estratégicos".

Fonte: Opera Mundi


Nenhum comentário: