Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Nascimento Espiritual da Pátria


© da ilustração: V.M.Vasnetsov/ru.wikipedia.org

O Dia da Cristianização da Rússia que este ano adquiriu o estatuto da festa nacional é comemorado no nosso país no dia 28 de julho. A Igreja Ortodoxa Russa honra o seu príncipe Santo Vladimir que batizou a Rússia em 988.

A nova festa russa faz pensar não apenas sobre a escolha histórica dos antepassados, mas também sobre a definiçaõ do caminho na vida. Foi isso que o grande príncipe Vladimir Sviatoslavovitch fez mais de um mil anos atrás. Primeiro convidou a Kiev sábios de vários países, depois enviou os seus mensageiros ao estrangeiro para ter uma ideia dos tipos principais da civilização mundial, como dizem os geopolíticos.
Os mensageiros russos que visitaram o Império Bizantino ortodoxo, foram fascinados pela beleza da missa na Basílica de Santa Sofia em Constantinopla. Segundo o cronista antigo, foi isso que definiu a escolha do príncipe Vladimir a favor do cristianismo. Contudo, relatando aqueles eventos, o autor da crónica não menciona os detalhes essenciais. Naquela altura havia igrejas cristãs na Rússia e em Kiev. De acordo com os dados das crónicas da Grécia Antiga, o apóstolo André Santo chegou a Quersoneso numa escuna de pesca. As pesquisas históricas modernas indicam que alcançou a Rússia Noroeste. A partir de Nóvgorod seguindo pelo rio Volkhov chegou até o Lago Ládoga e depois até Valaam. Durante o caminho batizou milhares de pagãos.
Na altura do reino do grande príncipe Vladimir a Rússia tornou-se um país poderoso e próspero. Tinha o objetivo da terminar a cristianização do país. Estudando a fé e os costumes dos estados vizinhos, buscava o caminho de desenvolvimento que correspondesse às aspirações espirituais do povo. O Império Bizantino ortodoxo era o ideal para ele.
A cristianização da Rússia definiu o destino histórico da Rússia. Esta data tornou-se a festa nacional de maior importância para todos os russos independentemente da fé e religião, diz o chefe do Serviço de comunicação no Departamento das relações exteriores da Igreja Ortodoxa Russa Vladimir Zaverchinski.
A cristianização da Rússia é a escolha histórica que definiu o futuro desenvolvimento do país.
O batismo é o nascimento espiritual da pessoa, a autodeterminação de todo o povo. O batismo é a escolha do modelo particular de cultura no desenvolvimento do povo.
O caminho ao festejo do Dia da Cristianizsação da Rússia foi aberto em 1988 quando foram comemorados 1000 anos desde este evento. O estatuto da festa nacional, aceitado neste ano, indica que na consciência da sociedade a Igreja tornou-se o apoio espiritual da Pátria, como era na altura do príncipe santo Vladimir.

Fonte: Voz da Rússia

Nenhum comentário: