Páginas

sábado, 4 de julho de 2009

Sábado, 4ª Semana após Pentecostes

Rm 6, 11-17; Mt 8, 14-23 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

Contemplação do Evangelho de Cristo

“A sogra de Pedro estava de cama, com febre”. Que Cristo venha a nossa casa, entre e cure com uma simples palavra a febre dos nossos pecados. Todos nós temos febre. Sempre que nos irritamos, ficamos com febre; todos os nossos defeitos são outros tantos ataques de febre. Peçamos aos apóstolos que peçam a Jesus que Se aproxime de nós e nos dê a mão; porque, quando Ele nos tocar na mão, a febre desaparecerá.
O médico dos médicos é um médico eminente e sério. Moisés é médico, Isaías e todos os santos são médicos; mas Jesus é o médico dos médicos. Ele sabe muito bem tomar o pulso e sondar os segredos das doenças. Ele não toca na testa, nem na orelha, nem em nenhuma outra parte do corpo, mas toma a mão. Quando a nossa mão revela sintomas de más acções, não podemos levantar-nos, não conseguimos andar, porque estamos realmente doentes. […] Mas este médico misericordioso aproxima-Se do nosso leito; Aquele que pôs aos ombros a ovelha doente avança agora para junto do nosso leito.

São Jerónimo (347-420), presbítero, tradutor da Bíblia
Homilias sobre o Evangelho de Marcos, nº 2

Fonte: EAQ

 

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

21 de Junho (Calendário Juliano): Santo Juliano, Mártir Tarso

clip_image002O pai de Juliano, idólatra, ocupava uma alta posição no Senado e sua mãe era cristã. Juliano amou tanto a cruz de Cristo que, aos 18 anos, diante do Pro cônsul Marciano, confessou corajosamente  a sua fé em Cristo, sabendo que, por causa disso, poderia ser torturado. E assim foi. Tão logo São Juliano acabou de falar, o Pro cônsul, ordenou que ele fosse espancado e atirado numa cela. Depois disso, Marciano mandou que a mãe do santo fosse chamada e trazida para que visse o seu filho espancado e ferido e tentasse convencê-lo a abandonar a sua fé cristã.  Pois, foi exatamente o contrário o que aconteceu: a mãe pediu-lhe para que se mantivesse firme em sua fé e, incentivando a que  tudo suportasse por amor a Cristo, e se foi. Após alguns dias, Marciano novamente mandou que o santo fosse trazido à sua presença para verificar se havia mudado de opinião. Tendo recebido resposta negativa, ordenou imediatamente que Juliano fosse colocado dentro de um saco, com areia e serpentes venenosas, e jogado ao mar. E foi assim que São Juliano entregou a sua alma a Deus. «Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam». [Tg 1,12]

Fonte: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Nenhum comentário: