A preservação da Biblioteca do Patriarcado de Alexandria é um fato extremamente importante . Sob o patrocínio do Banco Nacional da Grécia, a famosa biblioteca teve seu magnífico acervo preservado: são 40.000 livros e 7.000 manuscritos antigos que datam de 1480 d.C a 1880 d.C.
A cerimônia de reinauguração foi marcada por grande pompa e prestigiada por diversas autoridades religiosas e civis.
Em suas palavras dirigidas ao público o Patriarca de Alexandria e de Toda África, Teodoros II destacou que o acervo da Biblioteca Patriarcal de Alexandria, além de conter importantíssimas obras sobre a história, doutrinas e teologia da Igreja Ortodoxa, também possui um acervo notável que mostra não só a grande contribuição cultural do helenismo egípcio, mas, do Egito como um todo. Todo este material está disponível para as pesquisas científicas, num gesto de colaboração da preservação da memória cultura egípcia para as gerações futuras.
O Patriarca Teodoros II, na ocasião, condecorou o Presidente do Banco Nacional da Grécia, Takis Araplogou com a Cruz de São Marcos, que é a mais alta distinção do Patriarcado de Alexandria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário