Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2008

Refletindo os Salmos - Sl 1

1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. 4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. 5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; 6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.

Quem de nós não deseja ser feliz? Por isto o Livro dos Salmos - assim como o Sermão da Montanha proferido por Cristo - principiam seus discursos com o tema da felicidade (bem-aventuranças). A felicidade, de acordo com este salmo provém de duas atitudes: evitar os maus e meditar constantemente nos mandamentos de Deus. Porém o mau, na maioria das vezes não nos circunda com a sua aparência explícita, mas de maneira discreta, dissimulada e não poucas vezes travestido de aparente justiça. Ele pode adoçar nossos ouvidos com palavras sutis, pode nos envolver através de associações que fazemos com pessoas inescrupulosas e nos dar a sensação de prazer. Para escapar destas sutilezas não podemos e nem devemos confiar em nossa inteligência ou virtude, pois na auto-confiança está a sólida base da ruína. Temer a Deus é o princípio da Sabedoria (Prov. 1:7). Por isto as orações diárias recomendadas pela Igreja são de grande nutrição e a disposição da alma para a obediência o princípio da saúde. Quando na Liturgia cantamos as "Bem-aventuranças", antes nos é introduzida a oração: "No Teu Reino, lembra-Te de nós, Senhor!". Buscando a ajuda dos Céus, abrimos os nossos ouvidos para o Verbo da Vida falar e nos conduzir pelos Seus mandamentos.

Nenhum comentário: