Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

24ª Semana Após Pentecostes

1Ts 4: 1-12; Lc 15: 1-10
 

SANTORAL

Santos Mártires Platão, Romão, Zaqueu, o Diácono, e Alfeu, o Leitor († 305)

São Platão

San PlatonO santo foi de Ankara, viveu no século terceiro, de alma virtuosa, fez um trabalho importante na transmissão da fé cristã. De situação econômica confortável,  ajudou aos pobres e doentes, com importantes contribuições em dinheiro. São Platão foi denunciado e levado diante do governador Agripino, perante o qual reafirmou a sua fé em Cristo. Agripino vendo que Platão era rico, procurou dissuadi-lo por vários meios e subterfúgios, inclusive o de lhe dar sua bela sobrinha em casamento, caso ele desistisse de sua fé. Mas o Santo se recusou imediatamente a proposta. Agripino entregou São Platão para ser torturado e decapitado.

 

São Romão

São Romão era natural de Antioquia e viveu sob o reinado do Imperador Maximiliano. Tendo espontaneamente comparecido perante o Governador da região, ridicularizou os ídolos argumentando que até uma criança sabia que eles não eram deuses. E para demonstrar sua razão, escolheu aleatoriamente uma criança que estava próxima e lhe indagou:

“Que Deus deve ser adorado?”

E a criança respondeu:

“Cristo.”

Então o infante foi piedosamente espancado e, quanto a São Romão, teve sua língua cortada e foi lançado na prisão, onde lhe enforcaram.

 

Santo Mártir Zaqueu, Diácono e Alfeu, o Leitor.

O Santos Mártires Zaqueu, diácono de Gadara, e Alfeu, Leitor de Cesaréia, padeceu sob o imperador Diocleciano (284-305). Entre os detidos durante a perseguição mais feroz contra os cristãos estava São Zaqueu, um diácono da igreja Gadara, que confessou abertamente sua fé e não negou a Cristo, mesmo sob tortura.
A perseguição de Diocleciano foi tão acirrada que muitos não resistiram, e com medo das torturas, concordavam em oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. Santo Alfeu, um leitor da igreja de Cesaréia, zeloso pela glória de Deus, aproximou-se da multidão dos que se afastaram de Cristo em seu caminho para oferecer um sacrifício pagão. Pediu-lhes para não se contaminarem com os sacrifícios ímpios.
Prenderam Santo Alfeu e depois de torturas e tormentos os algemaram juntamente com São Zaqueu. Os santos mártires foram jogados durante a noite na prisão. Perseverando incessantemente na oração, apoiando-se mutuamente em sua determinação para suportar todos os sofrimentos para o nome de Cristo e, assim, ganhar a vida eterna. Na manhã seguinte, o Santos Mártires Zaqueu e Alfeu foram degolados por suas fidelidades a Cristo.

Nenhum comentário: