Páginas

sábado, 24 de outubro de 2009

CHIPRE: ENCONTRO ENTRE CATÓLICOS E ORTODOXOS

6a00d83451c30d69e20120a6084be7970b-800wi Paphos, 24 out (RV) – Concluiu-se ontem, sexta-feira, na localidade de Paphos, Ilha de Chipre, a reunião da Comissão Conjunta Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. A reunião teve início no último dia 16 de outubro. O ambiente cordial do encontro foi alterado pelas manifestações de protesto de alguns radicais ortodoxos contrários ao diálogo com a Igreja Católica. Diante da violência dos protestos, a polícia de Chipre prendeu quatro cidadãos e dois monges do Mosteiro de Stavrovuni.
Um comunicado final conjunto confirma que no encontro foram dados passos avante para a redação de um documento sobre o tema “O papel do Bispo de Roma na comunhão da Igreja no primeiro milênio”. O documento baseia-se num “esboço preparado pelo Comitê Conjunto de Coordenação, que se reuniu em Elounda (Creta, Grécia) no ano passado”.
Participaram da reunião 20 expoentes católicos e se encontravam representadas todas as Igrejas Ortodoxas, com exceção do Patriarcado da Bulgária. A Comissão trabalhou sob a direção de seus dois co-presidentes, o Cardeal Walter Kasper e o metropolita Ioannis Zizioulas de Pergamo. Sábado último, dia 17 de outubro, os co-presidentes e os demais participantes, entre os quais o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, foram recebidos no Palácio Presidencial pelo Presidente de Chipre, Dimitris Christofias, que expressou a esperança de que este importante diálogo continue em um mundo ainda dividido, como o mesmo Chipre, e fez votos de progressos no caminho de comunhão entre as duas Igrejas. (SP)

 

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: