Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

13ª Semana após Pentecostes - Quinta-feira

2 Coríntios 10, 7-18

7 Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo: assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos. 8 Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação e não para vossa destruição, não me envergonharei, 9 para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas. 10 Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra, desprezível. 11 Pense o tal isto: quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes. 12 Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas esses que se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos estão sem entendimento. 13 Porém não nos gloriaremos fora de medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós; 14 porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo; 15 não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios; antes, tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra, 16 para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para nos não gloriarmos no que estava já preparado. 17 Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. 18 Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.

 

MARCOS 3, 28-35

28 Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. 29 Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. 30 (Porque diziam: Tem espírito imundo.) 31 Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando de fora, mandaram-no chamar. 32 E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram e estão lá fora. 33 E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? 34 E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 35 Porquanto qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.

 

Juízo e Obediência

O Juízo de Deus é certo. As desobediências e blasfêmias dos homensserão justamente julgadas. Ninguém se iluda por este dia parecer demorado. A vida no pecado é como um lpoço de areia movediças: quanto mais nos envolvemos, mais afundamos, e isto significa a perda da sanidade da consciência, como muitos religiosos em Israel que não sabiam mais distinguir o sagrado do imundo. Este estágio faz os seres humanos iguais aos demônios.

Embora tenhamos muitos sinais exteriores de nossa pertença à família de Deus (certificado de batismo, um cruz no peito, um cordão de oração no pulso e etc.), nenhum outro é tão visível e inconfundível quanto um espírito obediente. Por isto a Igreja venera a Santa Virgem – sinal e modelo perfeito de obediência. Todos os que imitarmos os seus passos alcançaremos, assim como ela, a dignidade de verdadeiramente sermos família de Deus.

Pe. Mateus (Antonio Eça)

Nenhum comentário: