Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

13ª Semana após Pentecostes - Quarta-feira

Jejum

Santo Mártir Mamas de Cesaréa da Capadócia

2 Coríntios 9, 12-10, 7

12 Porque a administração desse serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também redunda em muitas graças, que se dão a Deus, 13 visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles e para com todos, 14 e pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há. 15 Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável. 10:1 Além disso, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco; 2 rogo- vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne. 3 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; 5 destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência. 7 Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo: assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos.

MARCOS 3, 20-27

20 E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. 21 E, quando os seus parentes ouviram isso, saíram para o prender, porque diziam: Está fora de si. 22 E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios. 23 E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás? 24 Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; 25 e se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. 26 Se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes, tem fim. 27 Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não manietar o valente; e, então, roubará a sua casa.

 

Cristo, “Louco” e “Possuído pelo Demônio?”

GRD_272_GRD_325_cristo_bom_pastor Os parentes de Jesus parecem estar preocupados com sua “dedicação exagerada” ao serviço Divino e querem lhe dispensar maiores cuidados. A palavra “prender” e a expressão “está louco” que se costuma atenuar para “está fora de si” não constituem um julgamento muito louvável para Jesus da parte de seus parentes. Os Escribas preferem dizer que ele está possuído pelo maioral dos demônios. Estas oposições se distinguem do entusiasmo popular e servem para realçar a doutrina sobre a verdadeira família de Cristo: os que fazem a vontade de Deus. A dupla acusação contra Jesus taxando-o de louco e de possuído pelo demônio tem eco em João 10:20. O estigma da loucura tem sido levantado contra as pessoas que são movidas pelo Espírito de Deus, como os profetas, como com o Apóstolo Paulo e, auto-evocada também por uma classe dos monges russos chamados de “loucos de Cristo”. Mas, pensemos o que é que é realmente a loucura. Trabalhar muito e padecer sofrimentos para acumular bens que certamente se irão de nós e outros vão usufruir, isto parece sanidade? Quando uma pessoa trabalha 10, 12 horas ou até mais, sacrifica a família, o estar com os amigos, em prol de uma aposentadoria que não sabe se vai usufruir ou se vai ficar para o genro ou nora, ou para filhos que destruirão num passe de mágica anos de trabalho, isto parece sensato? Este sim, é um espírito demoníaco que nos faz gastar toda a nossa vida em algo que não possuiremos por muito tempo.

Pe. Mateus (Antonio Eça)

Nenhum comentário: