Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rússia Reza Por Chuvas

Patriarca Kiril (Cirilo)

Onda de calor tem fustigado a Rússia com incêndios que já causaram dezenas de mortos.O Patriarca Kiril de Moscovo, pede aos seus fiéis que rezem pedindo chuva para o país.

“Peço a todos os filhos e filhas fiéis da Igreja Ortodoxa Russa que se unam numa oração a Deus, que Ele mande chuva à nossa terra queimada”, disse Kiril.

O Patriarca sugeriu que as orações fossem feitas, suplicando especialmente a intercessão do do Profeta Elias, que foi comemorado no dia 20 de julho, segundo o calendário litúrgico ortodoxo, no qual já é hábito rezar por chuva.

A par desta solicitação, o líder da Igreja russa solicitou generosidade para com as vítimas que perderam os seus bens e casas nos incêndios que têm devastado o país.

Num gesto de solidariedade cristã, a agência noticiosa russa Interfax informa que o Metropolita Nicolau de Mesogia e Lavreotiki, da Igreja Ortodoxa Grega, em peregrinação à Rússia, fez uma doação do seu bolso de cerca de cinco mil euros, recordando que o seu país passou pelo mesmo problema recentemente.

Ao mesmo tempo que realça que esta tragédia natural não deve ser vista como um castigo divino, a Igreja Ortodoxa considera que esta não deixa de ser uma boa oportunidade para as pessoas refletirem sobre a sua vida espiritual.

Contudo, algumas vozes na Igreja estão chamando a atenção para os efeitos que as ações do homem têm sobre as condições meteorológicas:

“Frequentemente os autores destes castigos somos nós”, avisa Vladimir Legoyda, chefe do Departamento de Informação do Sínodo da Igreja Ortodoxa Russa.


COMENTÁRIO:

Profeta ElíasA Igreja Ortodoxa no Brasil se une em oração, rogando a Deus, pelas orações do Santo Profeta Elias, que atente para a oração do seu povo e tenha piedade da Rússia.


Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
São Tiago 5: 17,18 



Nenhum comentário: