Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

30ª Semana Após Pentecostes

Sábado Anterior a Teofania

batismo1 Timóteo 3:14-4:5

14 Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa,
15 mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.

1 Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,
2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência,
3 proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
4 porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças,
5 porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada.

Mateus 3:1-11

1 E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia
2 e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
4 E este João tinha a sua veste de pêlos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
5 Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento
9 e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10 E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Graça e Paz

Recebi o seu comentário no meu blog sobre as igrejas ortodoxas e vou só fazer algumas retificações porque de resto, acho que estamos tendo um desentendimento de palavras, mas não em relação à essência do assunto em si, mas que não presjudicará nosso diálogo, ao contrário.

1 - Quando eu falei de diversidade litúrgica na Igreja ortodoxa eu pensei na forma como cada igreja ortodoxa celebra seu rito, especialmente no que concerne à liturgia (isto é, pensei em termos de liturgia). E tanto essa diversidade existe que o senhor até a reconhece "Não há heterogeneidade litúrgica. Temos, sim, maneiras particulares, ou seja, cada Igreja Local celebra estas liturgias de acordo com seu costume local, que é a maneira de cada povo, viver e sentir sua devoção a Deus. Em alguns países do Ocidente, a Igreja Ortodoxa celebra o Rito Ortodoxo Ocidental (celebrado no Ocidente antes do Cisma)" assim eu pensei em diversidade litúrgica não propriamente pelo rito em si mas especificamente pelo língua com a qual cada igreja celebra a sua fé. Eu entendi esse fato como diversidade litúrgica porque sempre se falou na História da Igreja, que dentre as várias diferenciações entre a igreja latina e a grega uma delas reportava-se essencialmente à lingua utilizada (grego ou latim). Assim, foi pensando na História da Igreja que eu expandi meu raciocínio. Mas pelo que eu vejo eu não estava de todo errado já que de alguma forma existe uma diversidade na celebração (posso chamar assim?)

Anônimo disse...

2 - A história do Cisma de 1054 é assunto ventilado também na história secular. Não se refere ao ponto de vista dessa ou daquela igreja mas a um fato que é tratado dessa forma também na história secular. Nesse caso, eu só corroborei uma afirmação que está consagrada em qualquer livro de História. Outra coisa: eu sei que antes de existir uma comunidade em Roma havia uma em Antioquia e antes dessa ainda uma outra em Jerusalém. "Em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". (Atos 11.26). Além disso, o protestantismo nunca sustentou a idéia de uma égide católica. Certamente na leitura que o senhor fez do meu artigo, e no outro sobre o catolicismo, perceberá que eu faço algumas menções a Emil Brunner. Percebe que quando ele fala do catolicismo romano ele descreve suas pretensões como sendo revolucionárias (no sentido de colidirem com a Bíblia e a tradição)? É o meu ponto de vista também. E aliás não só meu mas também de Lutero que da mesma forma dizia que a Igreja de Jerusalém era mãe de todas as igrejas (Comentário à 13 tese de Eck sobre o primado de Roma. Obras Selecionadas de Lutero, vol 1, p.291. Não sustentei nesse artigo, nem no anterior, que Roma é o "centro da Igreja, a qual todas as outras estavam unidas". Publiquei ano passado uma série de posts sobre ecumenismo e lá está meu ponto de vista quanto ao assunto, mas nada desse teor foi publicado, nem no post sobre os ortodoxos, nem sobre os católicos.
3 - Sobre o "cisma" eu realmente não sabia de sua dimensão, e sobre isso farei uma retificação.
Quero esclarecer que o responsável pela publicação desse blog não é o bispo Elisiário dos Santos de quem eu somente peguei de empréstimo o artigo na qual estampei sua foto porque achei de uma profundidade cristã meritória. Ele realmente é bispo da denominação que eu congrego (Igreja Metodista Wesleyana) mas não é ele quem edita esse blog. O seu editor chama-se Edson Douglas de Oliveira, estudante do curso de História da Universidade Camilo Castelo Branco em SP.
Agora, e o que eu falei sobre os ícones? Porque de fato o que me preocupava era se tinha expresso corretamente o pensamento do cristianismo oriental sobre eles. E as influências do cristianismo Oriental sobre Dostoievski e Tolstoi? Estou correto? Pelo menos do que eu leio de Dostoievski assim me pareceu.
Quero dizer que fiquei muito contente com as colocações do senhor e que seguramente me ajudarão a compreender melhor o mundo cristão oriental. Só sei que nada sei, e como Sócrates, quero porque preciso sempre aprender...
Acredito que por meio do senhor certamente conhecerei melhor o mundo cristão oriental que sem dúvida é para mim uma experiência enriquecedora.

Atenciosamente
no amor de Cristo

Edson Douglas de Oliveira

www.comunidadewesleyana.blogspot.com