Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

13ª Semana após Pentecostes

 

paulo

2 Coríntios 8, 7-15

7 Portanto, assim como em tudo sois abundantes na fé, e na palavra, e na ciência, e em toda diligência, e em vossa caridade para conosco, assim também abundeis nessa graça. 8 Não digo isso como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade da vossa caridade; 9 porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis. 10 E nisso dou o meu parecer; pois isso vos convém a vós, que desde o ano passado começastes; e não foi só praticar, mas também querer. 11 Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes. 12 Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem e não segundo o que não tem. 13 Mas não digo isso para que os outros tenham alívio, e vós, opressão;

14 mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade, 15 como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos.

marcos

Marcos 3, 6-12

6 E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam. 7 E retirou-se Jesus com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão da Galiléia, e da Judéia, 8 e de Jerusalém, e da Iduméia, e dalém do Jordão, e de perto de Tiro, e de Sidom; uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele. 9 E ele disse aos seus discípulos que lhe tivessem sempre pronto um barquinho junto dele, por causa da multidão, para que o não comprimisse, 10 porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se arrojavam sobre ele, para lhe tocarem. 11 E os espíritos imundos, vendo-o, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. 12 E ele os ameaçava muito, para que não o manifestassem.

 

 Cristo, o Rico que se faz Pobre

humilhacao_extremaEm tempos de grande egoísmo a palavra doação é despida de seu significado mais profundo. Entendemos, em geral, “doação” como sendo uma contribuição, uma dádiva fracionária do que possuímos. Assim, “contribuímos” para uma ONG que preste serviço a uma causa que nos sensibiliza, damos ofertas para a Igreja, participamos em alguma campanha esporádica para ajudar alguém ou numa calamidade pública e coisas semelhantes. Quando assim fazemos, agimos bem, mas isto não é ainda uma imitação de Cristo. Vejam o quanto Cristo se doou por amor de nós: Sendo Deus, se fez homem, para suportar perseguições, conspirações e traições. Não encontrava descanso e padecia de desconforto e a ninguém negava os seus bens: mesmo aos ingratos e interesseiros. Despojou-se de tudo para enriquecer a todos. Claro que nem todos temos vocação para o monacato (vida monástica): temos, mulheres, maridos, filhos e filhas, negócios e etc. Contudo o caminho da perfeição é um só e, assim, nos diz o Apóstolo: “Os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa” (1 Cor. 7:29-31).

Pe. Mateus (Antonio Eça)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Arquitetura - Catedral de Smolensk (1524)

Obra Prima do Dia (Semana das Catedrais Bizantinas

O Convento de Novodevichy, ou Novo Convento das Donzelas, fui fundado em 1524 por Vasily III em comemoração à recaptura de Smolensk das mãos dos lituanos, em 1514. A principal igreja do convento, a Catedral de Smolensk, foi dedicada ao ícone conhecido como Mãe de Deus, do qual já falamos aqui; reza a tradição que o ícone foi pintado por São Lucas.

O convento é uma miniatura do Kremlim; as magníficas cinco cúpulas de sua catedral seguem o estilo da Catedral da Assunção, que fica dentro do Kremlim. No início do século XVII, durante o reinado de Boris Godunov, as paredes da catedral foram ornamentadas com afrescos representando episódios históricos da luta pela criação de um Estado russo unido.

Em 1680, uma equipe de artistas e artesãos criou uma das obras mais lindas da época: um iconostasis todo em ouro. Iconostasis é uma parede ou biombo divisório decorado com ícones, que separa a nave da igreja do Santuário. O biombo da Catedral de Smolesnk atrai visitantes do mundo inteiro.

A Torre do Sino, semelhante à famosa Torre do Sino que Ivan, o Terrível, fez construir no Kremlin, foi erguida entre 1689 e 1690 e consiste numa estrutura hexagonal coroada por uma cúpula dourada. As muralhas de fortificação do convento são anteriores à catedral, e datam do final do século XVI.

O cemitério, que faz parte do complexo, é dividido em Velho e Novo. No Novo Cemitério estão enterrados alguns notáveis, tais como Tchecov, Maiakosvsky, Gogol, Stanislavsky, os Tretiakov e Nikita Kruschev.

Em 1922, o convento foi fechado por ordem dos soviéticos, as freiras expulsas e o convento transformado no Museu da Emancipação da Mulher. Em 1964, tornou-se residência oficial do Metropolitano da Igreja Ortodoxa. Hoje, todo o complexo, que inclui o convento e suas dependências, as muitas capelas, o refeitório, as dependências dos criados, além, como é óbvio e como sempre foi, da Catedral, está aberto ao público.

Moscou, Rússia

Fontes: Encyclopedia Britannica Larousse

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Patriarca Cirilo faz apelo em favor da paz entre Rússia e Ucrânia

O patriarca Kirill apelou à paz entre a Rússia e a Ucrânia, que devem evitar qualquer conflito armado.

O chefe da igreja ortodoxa russa discursava em Sebastopol, na península da Crimeia, que acolhe as frotas das duas ex-repúblicas soviéticas e que é fonte de tensões entre os países vizinhos.

A península é habitada na sua maioria por russófonos e o sentimento pró russo é muito forte

Recordando o desmantelamento da URSS, Kirill declarou que hoje existem naquele local duas frotas e não uma. Frotas que servem os mesmos irmãos. os irmãos de fé.

A Crimeia, que abriga a frota russa do Mar Negro em Sebastopol, é mais uma fonte de divergências entre Moscovo e Kiev. A Ucrânia insiste na partida dos navios russos em 2017.

O patriarca está a meio de uma visita de 10 dias à Ucrânia, vista como uma demonstração de força da igreja ortodoxa russa, que considera o país vizinho como território canónico. Mas Kiev reclama uma igreja independente, ideia rejeitada por Moscovo.